segunda-feira, 24 de junho de 2013

Lisboa em Si


Na sexta-feira à noite encaminhamo-nos para o Terreiro do Paço para assistir ao Lisboa em Si

O projeto prometia sete minutos de música em que os instrumentos eram os sons da própria cidade, espalhados ao longo de vários quilómetros: buzinas de barcos, sirenes, os sinos das igrejas... Cem músicos que comunicavam entre si através de rádio, para garantir a harmonia dos sons.

À saída do metro o entusiasmo era palpável com as pessoas em passo acelerado, intervalado com breves corridas, para garantir que não chegavam nem um segundo depois das dez.

Eu ia muito curiosa e expectante, Ele um pouco cético! 


Não posso dizer que me tenha sentido maravilhada. Se calhar as minhas expectativas eram demasiado elevadas. 

Ouvia-se demasiado os "instrumentos" que estavam mais próximos; no caso eram as buzinas dos barcos, e apenas com muito esforço os mais distantes, como por exemplo os sinos. Isso tornava desequilibrada a sonoridade, tornando impossível descortinar a harmonia entre os diversos sons.

Mas teve aspetos bons que vale a pena assinalar.


Em primeiro lugar, estava muita gente e foi um momento lindo quando de repente toda a gente se calou e se fez silêncio no Terreiro do Paço.

Depois, foi uma sensação muito engraçada ouvir sons a que estamos acostumados, retirados do seu contexto. Estamos habituados a ouvir uma sirene de uma ambulância ou o som do elétrico no meio do rebuliço do dia-a-dia. Mas ali soavam diferentes. Porque me estava a concentrar neles, ao invés de os deixar apenas estar no pano de fundo.

Estava uma noite linda e era Lisboa. E só isso já vale sempre a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário