quinta-feira, 9 de maio de 2013

Animais Montessori



Como mãe recente que sou procuro e interesso-me por saber que métodos e teorias de educação há por aí. Uma delas, que me parece bastante interessante, é a Montessori. Este método baseia-se muito na independência e autonomia das crianças. Identifico-me com isso.

Há inúmeros blogs sobre o assunto e eu sigo este - How we Montessori. A Kylie tem sempre imensas ideias de atividades interessantes e é simpática!

Esta ideia veio de lá. Cartões que, neste caso, representam animais. São em duplicado. E a ideia é que a criança tenha um conjunto de cartões dispostos à sua frente, o outro conjunto empilhado ao seu lado e vá fazendo os pares.



Como não estava a ver nenhum sítio onde comprar facilmente cartões assim, lembrei-me de os fazer.

Pesquisei fotos de animais e imprimi-as. Comprei cartolina branca um bocadinho mais grossa do que a normal para tornar os cartões mais resistentes.


Marquei os quadrados a lápis e o facto de ter uma régua grande, com linhas perpendiculares, ajudou bastante. É a régua que uso para cortar os tecidos e é em inches em vez de centímetros, mas para o efeito era indiferente. Ao cortar arrendondei os cantos porque achei que ficava mais bonito.


Depois, colei os animais nos cartões e plastifiquei a parte da frente do cartão com papel autocolante transparente. Deixei margens de aproximadamente 1 centímetro para poder dobrar para a parte de trás do cartão e assim proteger as arestas.


Por fim, forrei a parte de trás do cartão com papel autocolante verde. Assim, consegui tapar o papel transparente que ficou na parte de trás. Colei com alguma margem e só depois aparei para ficar da medida exata do cartão.


Está feito. Em cima podem ver um cartão ainda com metade do verde por aparar, uma parte da frente e uma parte de trás. Como disse lá em cima, fiz pares de cartões, seis no total, para o G. juntar.


Para já, o G. fica mais entusiasmado com procurar, identificar e imitar os animais. E o macaco faz especial sucesso porque está a comer uma banana! Ainda não se interessa muito por fazer os pares, mas tudo tem tempo.

2 comentários: