segunda-feira, 15 de abril de 2013

Viver em Lisboa - Lado A


Nasci em Lisboa, mas vivi até aos seis anos em Valejas, uma pequena povoação do concelho de Oeiras. Voltei para Lisboa e daqui não mais voltei a sair, a não ser para visitas e (as tão desejadas) férias.

Três dos meus quatro avós nasceram em Lisboa, entre Alfama e a Mouraria, e o outro veio para cá viver com poucos anos. Os meus pais também nasceram em Lisboa, nos então "modernos" bairros de Campo de Ourique e Benfica. Eu nasci na Rua da Palma.

Resumindo: sou alfacinha de gema.

Mas isto pouco tem a ver com o tema deste texto. Eu acho que viver em Lisboa é muito melhor do que viver nos arredores, mesmo que seja, num Mundo ideal, com muito dinheiro para gastar, uma linda casa em Oeiras, Cascais ou Sintra. Ou seja, partindo da premissa de que a casa é equivalente, voto no centro de Lisboa.

A principal vantagem é, sem dúvida, morar perto da creche do G. (claro que poderíamos mudar de creche, pelo que isto não é decisivo) e do trabalho. Cinco minutos para chegar à creche, cinco minutos para chegar à faculdade. E assim se pode contabilizar o tempo que não se perde.

A segunda vantagem é a (mera) possibilidade de vir a casa a qualquer momento, a meio do dia, independentemente dos compromissos e das alegrias do dia. Se temos um jantar combinado, se queremos ir ver uma peça de teatro, não é preciso organizar tudo para ficar em Lisboa a fazer horas ou, pior ainda, ir e vir, acumulando quilómetros e minutos de desgaste.

Outras vantagens: os acessos; a vida de bairro (vamos ver o que Ela diz sobre isto...); oferta cultural e comercial; ir a Cascais ou Sintra passear...

Mas, se não tivermos de vir a Lisboa todos os dias, sou capaz de repensar a questão.

Ver o Lado B.

Sem comentários:

Enviar um comentário