terça-feira, 19 de março de 2013

Tu, o Pai dos Tempos Modernos


O G. ainda não consegue dizer-te aquilo que pensa neste dia. Eu, por outro lado, quero muito dizer-te algumas coisas.

Não te assustam as fraldas cheias de cocó, as birras a comer a sopa e, à noite, quando ele choraminga, não fazes de conta que não ouviste nada.

Sinto sempre que as tarefas e a responsabilidade são divididas pelos dois, em igual proporção, e isso faz-me sentir amada e valorizada.

De manhã, saio descansada de casa, sabendo que tu o arranjas e levas à escola. Se eu me sinto cansada sei que não preciso de lhe dar banho porque tu o fazes.

As decisões sobre se devemos dar um ben-u-ron, se devemos ir ao médico, se ele está em condições de ir à escola são tomadas em conjunto, o que retira grande parte da pressão sobre os ombros de cada um.

Provavelmente porque o G. sente esta partilha, também os seus miminhos e os beijinhos são distribuídos em igual proporção. Recusa-se a ir para a cama sem dar um beijinho ao papá e outro à mamã (e é verdade que ocasionalmente a exigência se estende também ao Mickey).

É muitas vezes o teu nome que ele chama de manhã, de forma ensonada e cheia de mimo, quando está farto de dormir e quer tomar o pequeno-almoço. E ao voltarmos da escola, à tarde, vem sempre o caminho todo a perguntar pelo papá.

És muito mais do que eu poderia sonhar no teu papel de Pai e isso faz-me feliz.

Imagem, Ilustrações do livro Pê de Pai

Sem comentários:

Enviar um comentário