sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A exceção não confirma a regra!

Há expressões que são especialmente irritantes pela forma como são utilizadas.
 
Claro que, se não há regra, não pode haver exceção. Portanto, uma exceção confirma a existência de uma regra! Por exemplo: É proibido estacionar (regra), salvo caso de emergência (exceção)!
 
Agora, numa discussão científica, quando se está a testar determinada conclusão e se encontra uma ocorrência que a contradiz, não podemos simplesmentar argumentar com a fatalidade de a exceção confirmar a regra, como se até tivessemos de encontrar uma exceção para fazer prova da teoria apresentada. Não! Se uma ocorrência contradiz a teoria em teste, essa contradição tem de ser explicada com base na sua racionalidade.
 
Há pouco ouvia na apresentação de um estudo que os países do Sul da Europa desconfiam mais dos tribunais do que os do Norte, sendo o Chipre a exceção que confirma a regra. Não! O Chipre não confirma esta regra. O Chipre desmente-a. O que não quer dizer que não possamos afirmar que existe uma tendência no sentido da teoria apresentada, mas temos de encontrar argumentos racionais para explicar qual a razão para os cipriotas não desconfiarem tanto dos tribunais como os cidadãos de outros países do Sul da Europa.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário