sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A alegoria da água e do azeite

 

Não é possível misturar água e azeite.

A minha físico-química ficou-se pelas salas de aulas há já alguns anos, pelo que não consigo explicar o fenómeno, pelo menos com mais pormenor do que a simples indicação de que o peso de um é menor do que o peso do outro.

Mas imagino o que seria se a água e o azeite, juntos no mesmo copo, tivessem de tomar decisões quanto à melhor estratégia para fugirem dali a sete pés.

- Vamos por aqui, diz a água, explicando que juntos talvez consigam derrubar o copo.

- Por ali, replica o azeite, que não me quero misturar contigo e prefiro safar-me sozinho.

- Vá lá, azeite... Foi tão lindo quando, no outro dia, juntos quase conseguimos derrubar este copo.

- Foi tão lindo esse dia. Tu até parecias uma pessoa decente e, afinal, que desilusão...

- Nunca imaginei que mudasses assim de um dia para o outro.

- Ai eu é que mudei? Tu foste demasiado longe e eu não quero ter-te por perto.

E a água pôs-se a pensar: será que vou desistir...

No meio de toda esta confusão, o homem que mandava ali fartou-se e bebeu tudo o que estava no copo. Andou uns dias mal disposto, mas a partir daí teve o sossego desejado.

Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário