terça-feira, 2 de outubro de 2012

Guia de Paris #6 - Televisão francesa




Um guia de uma cidade não inclui normalmente qualquer referência à televisão desse país. É pena!
Eu gosto, sempre que posso, de passar os olhos pelos programas que estão a dar. Não há melhor forma de sentir um país ou uma cidade. Dir-me-ão que para isso não é necessário fazer dois mil quilómetros, bastando sintonizar esses mesmos canais em Portugal. É parcialmente verdade, mas: porque não? Por um lado, nem todos os canais estão disponíveis. Por outro lado, a televisão está ali à mão e pode ser uma ótima oportunidade para relaxar e sentir o país em simultâneo.
Ao contrário das nossas belas e outros programas inenarráveis de entretenimento de sábado à tarde nos canais generalistas, a dificuldade neste caso foi escolher o canal.
Fixei-me por momentos num programa de humor (essencialmente político) muito divertido, estando a passar todos os programas da semana. Para além das rábulas relativas à excessiva normalidade de François Hollande, ficou na memória um sketch a caricaturar a aborrecida vida de Sarkosy com Carla Bruni depois de sair do Eliseu.
Noutro canal, pouco depois, deparei-me com uma reportagem sobre a humorista Florence Foresti, que está a ter um enorme sucesso em França. Esteve ao longo do último ano a preparar intensamente, com treinos de dança e de voz, um espetáculo que encheu Bercy durante várias noites. Uma reportagem bem feita é a chave para prender o espectador.
Um concurso entretido e dinâmico, em que se premeia os conhecimentos e não a sorte, também nos prendeu a atenção durante uns minutos.
De resto, notícias breves, mas com conteúdo, certamente diferentes daquelas que estão a ser repetidas hora a hora nos canais de notícias por onde não passei...
Ao fim da noite, ainda tive a oportunidade de assistir a uma fantástica reportagem sobre trabalhos (e trabalhadores) de verão em França. Diferentes tarefas, diferentes perspetivas, uma grande reportagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário