terça-feira, 11 de setembro de 2012

Onde é que tu estavas no 11 de setembro? - Lado A

 
 
A frase Onde é que tu estavas no 25 de abril?, imortalizada por Herman José, numa caricatura inspirada no grande Baptista Bastos, tem um conteúdo político significativo, questionando-se várias personagens, reais ou imaginárias, físicas ou espirituais, sobre a sua posição relativamente à revolução de 1974. Nada disto me ocupa neste momento, apesar da grande atualidade do tema do posicionamento de cada um de nós.
 
A frase é de tal forma genial que pode ser transposta e utilizada para outros momentos e contextos históricos.
 
E é este o desafio para hoje. Onde é que eu estava no dia 11 de setembro de 2001, um dos dias mais marcantes para todos aqueles que o viveram?
 
Férias da Faculdade, almoço com o meu pai, liga a minha mãe e diz-nos que um avião bateu numa torre uns minutos antes em Nova Iorque. "O quê...", digo, brincando com a situação, por pensar que não era a sério. Uns minutos depois, novo telefonema, segundo avião a bater nas torres. Corremos em direção a uma televisão... e o Mundo parou por instantes, perante aquele espetáculo mediático notável do ponto de vista estético, mas cruel do ponto de vista humano.
 
O resto do dia e da noite foram passados a tentar perceber como é que seria o Mundo depois desse acontecimento que tinha vivido. Não me lembro exatamente o que pensei, até porque o choque daquelas imagens não permitiam uma reflexão estruturada, mas sei que a perplexidade tomou conta de mim.
 
Certamente não me lembrei na altura, mas hoje quero que fique registado, que, uns anos antes, nesse mesmo dia, mas em 1973, morria Salvador Allende, democraticamente eleito presidente do Chile, na sequência de um golpe de estado apoiado pelos Estados Unidos.
 
Isto não é fácil... Fica a imagem, retirada de uma das "11 Perspectivas" do momento, esta de Sean Penn.

Sem comentários:

Enviar um comentário